SUBSEAM e FEAM formam parceria em programa de coleta seletiva de lixo

Gerente de saneamento ambiental da FEAM, Guilherme Silvino /  Presidente da FEAM, José Cláudio Junqueira / Subsecretário de Assuntos Municipais, Romel Anízio Jorge  / Vice-presidente da FEAM, Gastão Vilela
Foto: Divulgação/Subseam

Em reunião presidida pelo Subsecretário de Assuntos Municipais, Romel Anízio Jorge, representantes de 38 prefeituras do Estado assinaram na manhã de ontem (2) o termo de adesão ao Projeto de Capacitação para Coleta Seletiva. O encontro, realizado no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), selou a parceria entre a Subsecretaria de Estado de Assuntos Municipais (SUBSEAM) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

O objetivo do projeto é o treinamento de servidores municipais no trabalho de coleta seletiva de lixo. A SUBSEAM, principal porta de acesso das prefeituras ao Governo do Estado, irá possibilitar o intercâmbio entre as administrações municipais e a FEAM que
fornecerá cestos e contêineres necessários à implantação da coleta nos municípios.

O Subsecretário Romel Anízio Jorge apresentou o programa “Lixo Sustentável”, que visa à implantação de aterros sanitários nos municípios que não os possuem. Foram enviados questionários a todas 853 prefeituras mineiras contendo perguntas relacionadas ao tratamento do lixo nas cidades, visando subsídios para a montagem de um quadro completo sobre a situação do lixo no Estado, o qual será concluído até o dia 20 de dezembro, segundo Romel Anísio.

O presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, José Cláudio Junqueira, explicou o “Minas Sem Lixões”, programa criado em 2003 junto com a Fundação Israel Pinheiro e que tem como meta extinguir 80% dos lixões no Estado.

Os prefeitos presentes tiveram a oportunidade de conhecer outros programas relacionados ao tratamento de lixo, desenvolvidos pela SUBSEAM e FEAM.

Informações sobre o projeto poderão ser obtidas na Assessoria de Projetos Especiais da Subsecretaria de Assuntos Municipais, telefone (31) 3219-7251.