Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Romeu Zema recebe deputados estaduais e dá continuidade à parceria com a Assembleia Legislativa de Minas

Governador reúne Bloco Liberdade e Progresso e destaca importância da transparência na relação entre Executivo e Legislativo

Imagem ilustrativa - No encontro, o governador disse que ouvir os deputados é fundamental para as ações de governo
No encontro, o governador disse que ouvir os deputados é fundamental para as ações de governo (Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Em seu terceiro encontro com blocos parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o governador Romeu Zema recebeu, nesta terça-feira (19/3), na Cidade Administrativa, o Bloco Liberdade e Progresso, composto pelos partidos DEM, PATRI, PRP, PSD, PSL, PTB. O objetivo dessas reuniões é reforçar o trabalho de parceria e transparência na relação entre Executivo e Legislativo. Recentemente, os blocos Minas Tem História (DC, MDB, PDT, PODE, PRB, PV) e Sou Minas Gerais (AVANTE, NOVO, PHS, PP, PPS, PSB, PSC, PSDB, SOLIDARIEDADE) participaram de encontro com o governador. 

Durante a reunião de trabalho, Romeu Zema ressaltou que sua gestão preza pela transparência e que ouvir os deputados é fundamental para o desenvolvimento das ações de seu governo. 

“Tenho solicitado aos meus secretários que informem a vocês (deputados) o máximo do que está ocorrendo no Executivo para termos transparência. Essa vai ser uma das marcas do nosso governo. Temos feito o possível e o impossível para reduzir despesas e tenho feito questão de ser exemplo. Estamos fazendo no Executivo milhares de ações. Cada uma delas economizando um tanto, que está longe de ser suficiente para resolver tudo, mas que em conjunto serão muito representativas”, destacou o governador. 

Outro ponto tratado por Zema é a necessidade de adesão de Minas Gerais ao Plano de Recuperação Fiscal junto ao Governo Federal. O texto será enviado para apreciação dos deputados estaduais. 

“O Estado está em situação de penúria e dependeremos muito de vocês (parlamentares) na aprovação da lei que vai possibilitar nossa adesão ao Plano de Recuperação Fiscal. Ele é essencial para que tenhamos um desequilíbrio menor, um déficit moderado. Temos infraestrutura e temos condições de voltar a ser um Estado de peso. Estamos trabalhando com todo empenho nesse sentido”, completou. 

Parceria

O vice-governador, Paulo Brant, analisa que a atual crise financeira enfrentada pelo Estado se deu, além da má gestão dos últimos governos, por uma questão estrutural. “A sociedade não consegue mais financiar o Estado do tamanho que ele se encontra, se tornando incapaz de oferecer ao cidadão serviços mínimos”, disse. 

Brant afirmou que a Assembleia tem papel fundamental nesse trabalho de recuperação de Minas. “O caminho passa por uma gestão austera, eficiente, com pessoas qualificadas. Mas, além da boa gestão, é preciso da boa política, no sentido grandioso do termo. Ela pode ser fonte de iluminação de caminhos e não apenas de obstáculos. A Assembleia é parceira e vai construir com o governo o caminho para tirar Minas Gerais da situação que a gente se encontra”. 

O líder do Bloco Liberdade e Progresso, deputado Cássio Soares, pontuou a importância de Executivo e Legislativo darem exemplo nas medidas de austeridade, além de construírem conjuntamente políticas públicas eficientes. 

“Estamos em consonância com o pensamento que, em tempos de vacas magras, nós precisamos dar o exemplo, e através de atitudes. Se a má política colocou o nosso país e o nosso Estado no chão, não tenho dúvidas de que o que vai reerguer o nosso Estado será a boa política. Todos estamos dispostos a praticá-la”, pontuou.

O secretário de Estado de Governo, Custódio Mattos, destacou a orientação dada pelo governador de manter o diálogo com a Assembleia. “A orientação geral do governador é para darmos prioridade aos deputados no atendimento às demandas, pois eles conhecem muito as realidades locais”, pontuou.  

Também participaram da reunião o líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Humberto Carneiro, o vice-líder, deputado Guilherme da Cunha, e o secretário-geral Igor Eto. 

Pelo bloco, estiveram presentes os deputados Arlen Santiago, Braulio Braz, Bruno Engler, Cássio Soares, Coronel Henrique, Coronel Sandro, Delegada Sheila, Delegado Heli Grilo, Doorgal Andrada, Doutor Wilson Batista, Duarte Bechir, Ione Pinheiro, Leandro Genaro, Oswaldo Lopes, Professor Irineu, Repórter Rafael Martins, Zé Guilherme e Zé Reis. 

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias