Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Jornal Minas Gerais passa a ser disponibilizado com assinatura digital

Versão eletrônica do Diário agora dispensa autenticação manual por servidor público

Imagem ilustrativa - A partir de agora, a publicação fornecida na internet passa a ter a mesma validade jurídica que uma edição impressa. 
A partir de agora, a publicação fornecida na internet passa a ter a mesma validade jurídica que uma edição impressa.  (Foto: Julia de Magalhães)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri), juntamente com a Secretaria de Estado de Governo (Segov), começou a disponibilizar, nesta semana, a versão eletrônica do jornal Minas Gerais com assinatura digital. Isso significa que, a partir de agora, a publicação fornecida na internet passa a ter a mesma validade jurídica que uma edição impressa. 

“A assinatura digital refere-se à garantia de autenticidade e integridade da informação com a assinatura do documento pelo servidor responsável por sua elaboração. Esta é mais uma garantia de que o conteúdo publicado na internet é autêntico e legítimo. E isso significa, por exemplo, que o documento pode ser impresso sem que isso demande uma autenticação por servidor público”, explica o superintendente de Gestão de Serviços da Seccri, Rafael Corrêa.

A autenticidade do conteúdo da versão digital do Diário Oficial do Estado poderá ser verificada através do endereço www.jornalminasgerais.mg.gov.br/autenticidade.

A ação faz parte da iniciativa do Governo do Estado em utilizar meios eletrônicos de forma prática e segura, além de facilitar o acesso à informação aos usuários. O Diário é hoje um dos serviços mais requisitados pelo cidadão, com um uma média de aproximadamente 600 mil acessos por mês.

De acordo com a Prodemge, com a remodelagem da prestação deste serviço, a estimativa é a de uma economia de mais de R$ 2,8 milhões por ano.

Plataforma Online

No final de 2018, a Seccri já havia disponibilizado para toda população a nova plataforma online do jornal – mais leve e moderna. Na plataforma, que é acessada por meio do link www.jornalminasgerais.mg.gov.br,  o cidadão pode escolher a edição que preferir, fazer download do jornal completo, de cadernos específicos e também de páginas avulsas.

De acordo com Corrêa, a versão eletrônica, disponível também para dispositivos móveis, permite que os atos oficiais sejam consultados por todos os interessados, de qualquer lugar e de forma ilimitada e gratuita.

“Os principais benefícios desta modernização são o fácil acesso às publicações oficiais, a economia de recursos e a utilização do documento obtido pela internet assinado digitalmente – isso em edições a partir de 12/3.  Importante destacar que o Diário Oficial também já está disponível no aplicativo de serviços do Governo de Minas, o MGApp”, disse.

Sobre o Diário

O Minas Gerais é uma publicação do Governo Estadual, para tornarem públicos decretos, leis, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse geral.

Entre eles estão atos de interesse dos servidores da Administração Pública Estadual; contratos, editais e avisos; balanços financeiros de empresas públicas; abertura de concursos públicos, resultados e convocações; licitações, além de publicações de terceiros que são de interesse público.

Fonte: Ascom Segov-Seccri

Últimas Notícias