Romeu Zema se reúne com cônsules e abre Minas para novos investimentos

Durante encontro com representantes de mais de 40 países, governador destacou trabalho para retomar crescimento da economia mineira

Imagem ilustrativa - Encontro com o governador também deu a oportunidade de prosperar novas atividades
Encontro com o governador também deu a oportunidade de prosperar novas atividades (Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG)

Visando estreitar as relações institucionais e, principalmente comerciais, de Minas Gerais com países de vários continentes, o governador Romeu Zema recebeu, na manhã desta quarta-feira (27/2), na Cidade Administrativa, mais de 40 cônsules e diretores de Câmaras de Comércio. Zema destacou o trabalho da nova gestão para retomar o crescimento da economia mineira e abriu as portas do Estado para novos investimentos internacionais.

“Coloco todo o Poder Executivo à disposição de vocês naquilo que for possível. Queremos estreitar os laços com aqueles que tiverem oportunidade de fazer negócio com Minas Gerais porque, mais do que em qualquer outro momento, isso seria extremamente importante para nós”, ressaltou o governador.

O governador fez referência, além da crise financeira e orçamentária enfrentada pelo Estado, à atividade mineradora que será impactada pelos últimos acontecimentos, como o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.

“A atividade de mineração, relevante na nossa economia, será fortemente desacelerada com esses fatos ocorridos nas últimas cinco semanas. É um momento em que necessitamos de novos empreendimentos para compensar esse período de retração da atividade mineradora. Estamos abertos, sei que estamos com vários novos investimentos em curso, mas não são suficientes para suprir aquilo que estamos perdendo”, finalizou.

Relacionamento

O vice-presidente do Corpo Consular no Estado de Minas Gerais e cônsul honorário de Trinidade e Tobago, Francisco Antonio Pontello, disse que o momento é de união e que a abertura do Executivo poderá trazer avanços à economia.

“Estamos orgulhosos e esperançosos em termos um trâmite mais facilitado com o governo. Aqui temos praticamente o mundo inteiro representado, e o mundo tem muito a oferecer para Minas Gerais. Muitas vezes você tem a oportunidade e a demanda, mas não tinha a abertura para fazer, e é essa oportunidade que o governador está nos dando”, disse.

Essa relação mais aberta e próxima dos representantes de outros países em Minas Gerais, por exemplo, auxiliou na vinda da tropa israelense para ajudar no trabalho de resgate às vítimas da tragédia, em Brumadinho. Foi o que destacou o cônsul de Israel em Minas, Silvio Musman.

“As parcerias entre os países não podem se restringir somente às áreas econômicas e financeiras, também existe uma parceria de humanidade. Houve um trabalho de entrosamento muito grande, além do compartilhamento de conhecimentos”, afirmou.

O encontro com o governador também deu a oportunidade de prosperar novas atividades, inclusive para a mineração. A cônsul honorária da Finlândia, Patrícia Azeredo Coutinho, destacou uma conversa com o governador sobre novas tecnologias aplicadas pelo país europeu em outros Estados do Brasil.

“Esse encontro demonstra a nova visão do governador em promover Minas Gerais e incentivar a vinda de investimentos e a exportação. A Finlândia possui tecnologia de ponta no setor minerário. Nos colocamos à disposição para apresentar essas novas ideias e formas para a mineração no Estado, que tem nesse trabalho a sua vocação natural”, afirmou.

Novos negócios também são esperados a partir do trabalho desenvolvido pela nova gestão. “É uma ótima iniciativa se aproximar com a rede consular. Algumas das funções dos cônsules é promover o intercâmbio cultural e a atração de investimentos. Por isso é preciso ter uma interlocução com o governo, e estamos fazendo isso em um momento muito bom, de início de gestão”, ressaltou o cônsul honorário da Bélgica em Minas Gerais, Henrique Machado Rabelo.

Também estiveram presentes no encontro o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy; o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Evandro Borges; e o secretário-geral, Igor Eto.

Fonte: Agência Minas