Secretaria de Governo é a campeã do Prêmio Ambientação

Comissão Setorial do Programa Ambientação da Secretaria de Estado de Governo ganha o 1º Prêmio Ambientação que prestigia os trabalhos desenvolvidos nas instituições para incentivar as novas práticas e ações socioambientais.

Gastão Vilella - vice presidente da FEAM, Cleidiane Alves Santos e Daiana Silva Caetano- coordenadoras do Programa Ambientação da Segov, Frederico Marinho - superintendente de administração de Palácios e responsável pelo programa Ambientação na Segov.A Secretaria de Estado de Governo foi a vencedora da primeira edição do Prêmio Ambientação. Os representantes da Segov receberam, além do troféu, um cheque simbólico de R$ 7 mil, valor que será entregue na forma de itens de suporte para as ações realizadas no programa.

Para o Superintendente de Administração de Palácios e responsável pelo programa Ambientação na Segov, Frederico Marinho, esse sucesso é resultado da força de vontade das pessoas e do carinho com que trataram o programa. “Foi um grande desafio, saímos do zero, mas mostramos que é possível, e esperamos servir de exemplo para as demais instituições”, concluiu.

Concorreram ao prêmio 16 trabalhos e os critérios de avaliação para a concessão das premiações foram o desenvolvimento de ações, os resultados alcançados, a mobilização dos funcionários, a utilização dos instrumentos de comunicação e a participação na Rede Ambientação.

Foto:Arquivo Ambiente Brasil

O resultado do concurso foi divulgado nessa quinta-feira (27), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), durante o encerramento do 2º Fórum Interinstitucional Ambientação (FIA).

O Programa

O Programa Ambientação da Secretaria de Estado de Governo voltou à atividade em 07 de maio de 2008 com ações de conscientização dos servidores quanto a importância da coleta seletiva, do comportamento no trânsito, do consumo consciente, do uso racional da água, da diminuição da poluição sonora, dos males do cigarro, da reciclagem de pilhas e baterias e do consumo consciente de energia elétrica.
As principais estratégias foram o uso da intranet, a produção do “Notícias Ambientação” (que fica afixado nos quadros de aviso de cada andar), palestras, distribuição de brindes e intervenções diretas nas salas dos servidores.

As ações

No dia do silêncio, (7/5) foi promovida a Campanha Redução da Poluição Sonora, com o objetivo de minimizar o barulho advindo da conversa entre os servidores.

No dia 26 de maio, foi realizada a capacitação sobre coleta seletiva com os servidores de conservação e limpeza. Na oportunidade, foi feita uma blitz nas salas reposicionando os coletores e orientando os servidores da importância da coleta seletiva.

Na véspera do Dia Mundial sem Tabaco, 30 de maio, foram afixados cartazes apontando os males causados pelo cigarro e divulgadas fotos dos arredores do fumódromo mostrando pontas e embalagens jogadas pelo chão e jardins.

Durante os meses de julho, agosto e setembro foram desenvolvidas ações relacionadas à maneira correta de se descartar pilhas e baterias; ao uso racional da água; ao consumo consciente de energia elétrica; à importância da utilização de sacola de lona em substituição à de plástico, dentre outras.

No dia 20 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a nutricionista e coordenadora do Curso de Nutrição da Newton Paiva, Carla de Oliveira Barbosa Rosa, proferiu palestra com o tema “Dicas de Alimentação Saudável”. No dia 24, O Programa Ambientação promoveu a ação “Um Dia Sem Seu Carro”.