Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Romeu Zema visita escola estadual em Bonito de Minas

Ao lado da secretária de Educação, Júlia Sant’Anna, governador ressalta trabalho para regularizar transporte escolar e avançar na qualidade do ensino

Imagem ilustrativa - Governador reforçou o compromisso da nova gestão em tratar a educação pública como prioridade
Governador reforçou o compromisso da nova gestão em tratar a educação pública como prioridade (Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Seguindo a plataforma de governo de percorrer todas as regiões mineiras, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve, na manhã de quinta-feira (21/2), em Bonito de Minas, no Norte do estado, e foi até a Escola Estadual Professor Henrique de Mattos.

O governador reforçou o compromisso da nova gestão em tratar a educação pública como prioridade de governo. Zema estava ao lado da secretária de Educação, Júlia Sant’Anna, para conversar com professores, alunos e servidores da escola, localizada em um dos municípios mais pobres do estado. Bonito de Minas está entre os cinco menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Minas Gerais.

Romeu Zema destacou o trabalho para regularizar a situação dos repasses para o transporte escolar no município, que está em atraso devido ao não pagamento de parcelas pelo antigo governo.

“Você tem que vir e conhecer de perto o problema para poder resolver direito. Estou aqui em Bonito de Minas e essa é uma das pouquíssimas escolas de Minas que ainda não restabeleceu o transporte escolar. Consequentemente, apenas tem frequentado aula metade dos alunos, mas já tomamos as medidas para que aqueles que dependam do transporte escolar estejam aqui o mais rápido possível”, afirmou o governador.

O governador conheceu a estrutura da escola, percorreu as salas de aula e conversou com alunos sobre a importância do estudo na formação das pessoas. Ele também ouviu professores e servidores sobre as necessidades do local e ressaltou o empenho da sua gestão que resultou na regularização dos repasses às prefeitura. Em janeiro, Romeu Zema e a secretária de Educação anunciaram R$ 48 milhões para manutenção e custeio das escolas estaduais em todo o estado, garantindo, dessa forma, o início das aulas do dia 7 de fevereiro.

O governador também conheceu algumas das atividades pedagógicas desenvolvidas na escola, como o projeto Guarda Mirim, feito em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e que tem como objetivo combater a indisciplina e despertar o interesse pelos estudos, por meio de música, brincadeiras e ações na comunidade.

Proximidade

A secretária de Educação, Júlia Sant’Anna, falou sobre a característica do novo governo em estreitar os laços entre os trabalhadores da educação, alunos e governo. “Uma coisa básica, que nunca foi considerada e que nós consideramos fundamental, é a proximidade, realmente conhecer os problemas de cada unidade para conseguir apoiar da melhor forma, para garantir a aprendizagem dos alunos. Têm recursos que são básicos e essenciais, e que já são sinalizados como uma prioridade de governo, entendendo que realmente a educação é a coisa mais importante para a política pública estadual” disse. 

Para a superintendente regional de Ensino da região, Stela de Souza Abreu, esse esforço do governo de Romeu Zema representa uma nova direção para a educação no Estado. “Nós viemos de quatro anos de dificuldades, escassez de recursos, dificuldades para financiamento e manutenção da própria educação. Mas iniciamos as aulas no dia 7 de fevereiro com o empenho dos recursos para que todas as escolas iniciassem o ano letivo com recursos em caixa. Então, o que governador prometeu de ter como prioridade - a pauta da educação - ele está cumprindo”.

A diretora da escola, Ana Rodrigues Viana, afirmou que o objetivo é avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Essa visita do governador representa muito, porque no momento em que ele chega na escola e vê de perto o problema que enfrentamos, a gente se sente mais forte, mais encorajado a trabalhar melhor, a elevar o índice da nossa escola. E, para isso, é necessário este olhar e investimento. Estamos muito empenhados e com muita fé para trabalhar muito e alcançar os resultados”, disse.

Já o professor de História, Fausto Silva, trabalha há 17 anos na escola e se disse esperançoso com a visita do governador ao local. “É uma grande honra para nós ele estar aqui com os alunos e funcionários. É uma postura diferente que cativou todo mundo e nos dá esperança de mais recursos para mudar a realidade da educação aqui no Norte de Minas”, disse.

Conversa com a comunidade

O governador aproveitou a visita ao município e se reuniu com prefeitos e vereadores da região. Zema também aproveitou e, de surpresa, visitou algumas casas de uma comunidade local para conversar com alguns moradores e conhecer a realidade, os problemas e necessidades do município.

O aposentado José Lopes Barbosa, de 78 anos, e sua esposa, Ana Rodrigues Barbosa, de 65 anos, receberam com surpresa a visita do governador em sua casa. Além de contarem um pouco da história de vida do casal, que tem 12 filhos, dona Ana também apresentou à Romeu Zema o trabalho artesanal que faz, com a produção de esteiras a partir de material plástico.

“Foi uma surpresa boa receber o governador. A gente torce para que as coisas melhorem, porque nunca apareceu ninguém para conversar com a gente sobre os problemas”, afirmou o senhor José Lopes.

Já o seu vizinho, Itamar Lopes, de 29 anos, ressaltou a oportunidade de receber o governador em sua casa. “Só podemos esperar coisas boas do governo. Desde campanha, a gente via que ele tinha propostas de sempre querer ajudar a população em geral. Aqui a gente precisa de melhorar o atendimento da saúde, que está precária”. Motorista do transporte público no município, Itamar comemorou a visita do governador e o empenho em reestabelecer o transporte escolar em Bonito de Minas. “Além de levar as crianças para a escola, também vai garantir trabalho e renda para as famílias”, finalizou.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias