Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Categoria: Segov

Governador Romeu Zema anuncia novo diretor-presidente da Cemig

Cledorvino Belini é o nome selecionado para comandar a estatal; Administrador foi presidente da Fiat na América Latina

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, fez a indicação, nesta sexta-feira (8/2), do administrador Cledorvino Belini para ocupar o cargo de diretor-presidente da Cemig.

Belini foi presidente de Desenvolvimento da FCA - Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina, entre novembro de 2015 a junho 2017. Ele também presidiu a Fiat Automóveis para a América Latina.

Entre março de 2010 e abril de 2013, o administrador exerceu o cargo de presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e também comandou a Fiat Chrysler Finanças Brasil. Esteve à frente dos conselhos de Administração dos Banco Fidis e banco CNH Capital.

No âmbito de entidades setoriais, Belini foi conselheiro estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do International Advisory Board da Fundação Dom Cabral e no grupo de Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).

Em 1997 foi o responsável por coordenar o processo de aquisição da Cofap - companhia fabricante de peças adquirida, à época, pelo grupo Magneti Marelli, onde foi alçado à presidência da empresa posteriormente. Nesse período implantou fábricas na Itália e nos Estados Unidos para a produção de sistemas de amortecedores e de suspensão, e também os centros de pesquisas e desenvolvimento tecnológico em Torino e Detroit.

Entre 1987 e 1993, Belini foi diretor de compras da Fiat Automóveis, destacando-se em sua gestão a racionalização do parque de fornecedores e a criação de uma base em Minas Gerais. Atuou, ainda, como diretor comercial e diretor geral da Fiat Automóveis.

Como voluntário, é presidente do Instituto Minas Pela Paz (IMPP), desde 2007. A organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), foi criada a partir da iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e das maiores empresas do Estado. A instituição tem se destacado por elaborar, propor e implantar soluções viáveis, com uma abordagem empresarial, sempre focadas no estímulo à participação da sociedade na promoção da cidadania. Um dos principais projetos é a formação humana e profissional para sentenciados com as Apacs.

Formação acadêmica

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e pós-graduação (mestrado) em Finanças e Contabilidade pela Universidade São Paulo, possui MBA pela Fundação Dom Cabral. É conselheiro Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias