Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Palácio da Liberdade estará aberto ao público no dia 30

No próximo domingo, 30, das 9 às 13 horas, o Palácio da Liberdade estará aberto à visitação pública.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Palácio da Liberdade estará aberto ao público no dia 30

No próximo domingo, 30, das 9 às 13 horas, o Palácio da Liberdade estará aberto à visitação pública. O Programa “Visitação ao Palácio” inicia-se com as tradicionais Cerimônias de Hasteamento das Bandeiras Nacional e de Minas Gerais e de Troca de Guarda, que vem sendo realizadas desde a década de 80. Na seqüência, os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da história de Minas, percorrendo os 30 principais cômodos do Palácio, acompanhados por guias especializados.

Normas

Para acesso ao Palácio da Liberdade, os visitantes deverão apresentar documento de identidade.

No interior do Palácio, é proibido o uso de filmadoras e máquinas fotográficas, o consumo de bebidas ou lanches e o uso de salto alto para evitar danos ao piso de madeira.

A visita guiada é feita em grupos de quinze pessoas, com duração aproximada de 20 minutos.

Os grupos interessados devem fazer agendamento prévio pelo telefone 3299 4068 ou por e-mail: cerimonial@governo.mg.gov.br.

Alguns detalhes do Palácio e das Obras

Hall da Escadaria

A escadaria metálica, em estilo art-nouveau, foi desenhada por Edgard Nascentes Coelho, no Brasil, e foi executada nas oficinas de Aciéres Bruges, na Bélgica.

No teto, as pinturas com alegorias à Ordem, Progresso, Liberdade e Fraternidade são de autoria de Frederico Antônio Steckel, renomado pintor da época da construção de Belo Horizonte. Destaca-se também o lustre em bronze dourado e cristais da Boêmia.

Salão Nobre

Decorado com móveis de estilo Luís XVI, em madeira dourada, chama a atenção o belo piso em parquet.

Salão Dourado

Móveis em estilo Luiz XV e lustres em cristal que vieram da Germânia. A porta, que dá acesso à varanda, mostra belas vidraças em cristal “carneau”, com decoração de Frederico Steckel.

 

Sala das Comendas

Destaque para o piso em parquet, as pinturas artísticas das paredes e do forro, e os móveis dourados em estilo Luís XVI. Cada um dos quatro painéis que decoram as paredes mostra flor típica de Minas. Destaque para a vitrine que abriga comendas recebidas pelo Governo de Minas.

Torreões

Destaque para o forro com pintura de autoria de Frederico Steckel, de 1902. Nas paredes, a pintura imita a cantaria da fachada do Palácio.

Salão do Couro

De inspiração mourisca, o piano de cauda é um Bechstein, famosa marca alemã.

Sala da Rainha

Ficou assim conhecida porque quando da visita dos reis da Bélgica a Belo Horizonte, hospedados no Palácio, era ali que a rainha preferia tomar o chá. Destaque para a pintura das paredes, que imita tecido, e para o belo lustre pintado a mão.

Salão de Banquete

É decorado por painéis alegóricos, com os temas “Spes” (pesca-esperança), “Fortuna” (cena de caça), “Labor” (trabalho), “Salve” (saudação). O piso em parquet impressiona em seus mais de 100 metros quadrados. Chama a atenção o tamanho da mesa retrátil, originariamente com 12 metros e comportando 120 lugares.

Sala dos Retratos

Nela estão os retratos dos governadores e presidentes de Minas, desde os tempos em que a capital do estado era Ouro Preto. Destaca-se por aquele local ter sido a estrebaria do Palácio quando eram usados cavalos e carruagens para o transporte.

Espaço Liberdade

A proposta do espaço interativo é fazer um paralelo entre os processos de restauração do Palácio e de restauração da liberdade no Brasil. Os visitantes são convidados a conhecer a mesa que tem três formas geométricas fundamentais: triângulo, círculo e quadrado. Ali são produzidas imagens em tela de cristal líquido, vidros ativados por toque e superfícies espelhadas, com imagens de momentos históricos e das camadas de prospecção das paredes.
 

Fonte:

Últimas Notícias