Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governo recebe inscrições para intercâmbio profissional de servidores públicos no Japão

Interessados têm até o dia 28 de janeiro (segunda-feira) para efetuar suas inscrições. Intercâmbio terá início em maio deste ano

Imagem ilustrativa -
(Foto: Arquivo/Governo de Yamanashi)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria-Geral, em parceria com o Consulado Honorário do Japão em Belo Horizonte, iniciou, na quarta-feira (23/1), as inscrições para os servidores interessados em participar do Programa de Treinamento de Funcionários do Governo Local, edição 2019 (LGOTP 2019), do Governo de Yamanashi. O programa LGOTP, criado em 1996, já recebeu 1.167 trainees de 38 países e regiões.

O trainee selecionado a participar do intercâmbio receberá bolsa do programa Local Officials Training Programme de 2019, além do financiamento suportado pelo governo de Yamanashi para despesas, com passagens áreas internacionais, acomodação, manutenção da estadia e traslado interno.

O intercâmbio terá início em 19 de maio de 2019, com duração total aproximada de 6 a 12 meses, a depender da instituição anfitriã, na província de Yamanashi.

O servidor do Estado que desejar concorrer à bolsa deverá preencher os seguintes requisitos: ter cargo efetivo, possuir ensino médio completo, idade entre 20 e 39 anos, conhecimento em inglês ou japonês, obter recomendação da chefia com autorização para realizar o treinamento no Japão pelo período de 6 a 12 meses, e estar à disposição para fortalecer as relações entre Yamanashi e Minas Gerais durante o treinamento e após o retorno ao Brasil.

As inscrições serão recebidas até 28 de janeiro de 2019, mediante o envio dos formulários em anexo preenchidos, e da documentação exigida, para: internacional@casacivil.mg.gov.br, identificando no assunto do e-mail "Inscrição para intercâmbio em Yamanashi-Japão".

O processo seletivo consistirá na análise objetiva dos documentos apresentados, com a verificação da entrega de tudo o que foi exigido, análise do currículo e experiência profissional, e realização de entrevista presencial dia 29 de janeiro, no período da tarde, na Cidade Administrativa, perante Comissão Julgadora composta por representantes do Governo do Estado e do Consulado do Japão.

A proficiência em língua japonesa não é excludente à participação dos candidatos, sendo item preferencial. Contudo, concorre em igual peso às demais considerações apresentadas no currículo. Nessa edição de 2019, será dada preferência aos servidores que demonstrarem experiência nas áreas de esporte e turismo.

Importante que os candidatos estejam atentos aos contatos informados na inscrição, por meio dos quais serão convocados para a entrevista. A seleção final estará a cargo da Província de Yamanashi que receberá os documentos dos candidatos selecionados pela Comissão Julgadora.

Dúvidas poderão ser obtidas no gabinete da Secretaria-Geral, pelo telefone (31) 3915-0148.


A seguir, todos os formulários necessários para a inscrição:

- LGOTP 2019 (Arquivo em formato PDF)
- Cover Letter (Arquivo em formato PDF)
- Notice from Clair (Arquivo em formato PDF)
- LGOTP Invitation Guidelines 2019 (Arquivo em formato PDF)
- Trainee Application Form 2019 (Arquivo em formato DOC)
- Written Pledge 2019 (Arquivo em formato DOC)
- Medical Checkup 2019 (Arquivo em formato DOC)
- Instructions for Application Forms 2019 (Arquivo em formato PDF)
- Exemplos de formulários preenchidos: Application Form 2019, Pledge 2019 e Medical Checkup 2019 (Arquivos em formato PDF)
- Summary of Sending Organization (Arquivo em formato DOC)

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias