Governador Fernando Pimentel entrega 86 veículos a 74 municípios de Minas Gerais

Novos carros serão usados para a melhoria dos serviços de saúde nas prefeituras mineiras; em seu pronunciamento, governador ressaltou preocupação com a crise institucional do Brasil e com as ameaças à democracia

Imagem ilustrativa - Pimentel ressaltou que, mesmo com as dificuldades financeiras, o Estado tem conseguido fazer entregas
Pimentel ressaltou que, mesmo com as dificuldades financeiras, o Estado tem conseguido fazer entregas (Foto: Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG)

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta quarta-feira (18/4), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, chaves de 86 veículos para representantes de 74 municípios mineiros. Ao todo, foram investidos R$ 5,4 milhões na aquisição. Os recursos são provenientes de recursos de emendas parlamentares.

Do total de veículos, 73 foram doados via Secretaria de Estado de Saúde e outros 13 por meio da Secretaria de Estado de Governo. Entre eles, há ambulâncias, minivans e veículos convencionais.

Em seu discurso, Fernando Pimentel ressaltou que, mesmo com as dificuldades financeiras, o Estado tem conseguido fazer entregas e ajudar os municípios. “Com toda dificuldade, Minas Gerais pode se orgulhar de estar mantendo o funcionamento do Estado. Isso não é pouca coisa numa crise tão profunda como o Brasil está atravessando. A maioria dos estados brasileiros está com dificuldades muito maiores do que nós para fazer funcionar o serviço público. Aqui, com toda a dificuldade financeira, isso não aconteceu. Isso se deve ao esforço do setor público, dos prefeitos, do Governo do Estado, do Parlamento e da vocação dos mineiros para o trabalho”, afirmou.

Além da crise financeira, o governador apontou a crise institucional como agravante ao atual momento vivido pelo país. “É uma crise que revela profunda ameaça à democracia brasileira. Nós estamos agora numa nova fase da luta democrática. Uma fase que eu diria mais dura, mas áspera e mais perigosa. Não podia nunca imaginar que, depois de tudo que vivemos no passado, íamos retroceder no Brasil a ponto de ter que lutar para preservar os direitos mais básicos do cidadão”, completou. Entre esses direitos, o governador citou a presunção de inocência, a inviolabilidade do lar e a privacidade. “A ameaça a esses direitos são uma profunda ameaça à democracia. Cabe a todos nós participar da resistência democrática”, afirmou.

Apoio aos municípios

O deputado estadual Ricardo Faria ressaltou a importância da entrega para atender municípios que, assim como o Estado, sofrem com a crise financeira. “Estamos vivendo tempos difíceis de ataque à democracia e perda de direitos. Ninguém ainda foi capaz de criar uma máquina para solucionar problemas coletivos, isso só é possível por meio da boa política. E o senhor governador é um praticante da boa política. E hoje a gente celebra aqui a boa política. Agradeço ao senhor governador o trabalho que está sendo feito em Minas Gerais. Mesmo com a crise, estamos entregando veículos para contribuir com a saúde do nosso Estado”, disse.

Já o prefeito de Bandeira, Antônio Rodrigues dos Santos, salientou o esforço do Estado para superar a crise. “Agradeço o convite para representar os prefeitos aqui hoje. Nesse momento de crise, as dificuldades dos municípios são muitas, o Estado também está passando dificuldades, mas nosso governador tem se esforçado para superá-las. Agradeço pelos veículos entregues hoje, que muito vão contribuir com nossos municípios”.

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Governo, Francisco Moreira, de Saúde, Nalton Moreira, de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste, Epaminondas Pires, de Cidades e Integração Regional, Carlos Murta,  o ouvidor-geral do Estado, Antônio Fernando, além do deputado federal Wadson Ribeiro e dos deputados estaduais Missionário Márcio Santiago, Leonardo Portela, Gustavo Santana, Celinho Sinttrocel, Carlos Henrique e Durval Ângelo, prefeitos, vereadores e lideranças políticas.

Municípios contemplados

Fonte: Agência Minas