Palácio da Liberdade restaurado atrai grande público

Quase mil visitantes no segundo domingo de reabertura da Visitação ao Palácio da Liberdade.

O segundo dia de visita guiada ao Palácio da Liberdade após a restauração da sede do Governo de Minas, concluída em dezembro de 2007, mais uma vez atraiu grande número de pessoas, movimentando ainda mais a Praça da Liberdade na manhã deste domingo. Cerca de 960 visitantes, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos de todo o Estado tiveram a oportunidade de conhecer a riqueza do acervo histórico e artístico da sede do Governo de Minas Gerais, demonstrando que a visita ao Palácio da Liberdade é um programa para todas as idades.

De Belo Horizonte, da Região Metropolitana ou do interior do Estado, a impressão após a visita é sempre a mesma: todos saem deslumbrados com o requinte do Palácio, após ter sido restaurado, desejando voltar outras vezes. A instrutora social Mara Matos Cardoso (foto), acompanhada do filho de nove anos, Carlos Henrique, afirmou ter ficado encantada com a visita ao Palácio. “Gostei muito. Já tinha entrado aqui há muitos anos e acho que agora está mais bonito”, disse.

Estudante da 3ª terceira série, Carlos Henrique acabou de estudar a história de Minas e de Belo Horizonte. Durante a visita, ele pôde conhecer um pouco mais da história do Estado e da cidade onde mora. Ele disse que, quando retornar à escola, vai convidar os colegas para uma nova visita. “Vou chamar todos da escola para vir conhecer o Palácio”, afirmou.

Nostalgia

Para o casal de aposentados, Geraldo José dos Santos, 80 anos, e Nelci Souza Santos, 74 anos, o domingo foi de grande nostalgia. Integrantes do Grupo da Maturidade, Anos Dourados, de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, eles deixaram a cidade às 8h30, com destino à capital mineira. Primeiro, passaram na Pampulha, onde assistiram a uma missa na Igreja de São Francisco de Assis. Depois seguiram para o Palácio da Liberdade. Ao chegar, o grupo de 49 pessoas, previamente agendado e identificado, logo se posicionou diante da escadaria, no hall do Palácio. Ansiosos, todos queriam começar logo o roteiro de visita e conhecer canto por canto da sede do Governo de Minas.

Casados há 50 anos, seu Geraldo e dona Nelci ficaram encantados com o passeio que trouxe à memória muitos fatos de suas vidas. Eles fizeram o percurso todo acompanhados da curadora do Palácio da Liberdade, a artista plástica Conceição Piló e de outros guias voluntários. Ao final do passeio, na Sala de Retratos, onde estão as fotos de todos os governadores de Minas, seu Geraldo lembrou-se que há anos havia visitado o Palácio durante um evento político. “Agora, o Palácio está de alto luxo”, disse. Dona Nelci desabafou emocionada: “tudo é maravilhoso. Adorei os salões, os candelabros, os lustres, as paredes. Vou recomendar o passeio para meus filhos, para trazer meus netos e os bisnetos também. Vale a pena trazer todos para conhecer”.

Agendamento de grupos

Também visitaram o Palácio da Liberdade, outros três grupos de Betim, Brasilândia de Minas e da Faculdade Universo, de Belo Horizonte. Neste segundo dia de visitas, grupos do interior ou da capital, previamente agendados e identificados, puderam fazer o passeio sem enfrentar fila. O Palácio da Liberdade está aberto ao público sempre no último domingo do mês. A visita guiada é feita em grupos de até quinze pessoas, com duração aproximada de 15 minutos. Os grupos interessados devem entrar em contato com o cerimonial do governo para fazer o agendamento pelo telefone, 3299-4068.

Quem chegou mais cedo, pôde conferir a cerimônia da Troca de Guarda, a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras. No segundo dia de visita guiada ao público, hastearam a bandeira do Brasil, o assessor especial do governador, professor Aloísio Pimenta, e a de Minas, a juíza da vara da Infância e Adolescência, Valéria da Silva Rodrigues.