Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Domingo tem visita guiada ao Palácio da Liberdade

No próximo domingo (27), o rico acervo e a beleza arquitetônica do Palácio da Liberdade, sede do Governo de Minas Gerais, pode ser admirado novamente.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

No próximo domingo (27), o rico acervo e a beleza arquitetônica do Palácio da Liberdade, sede do Governo de Minas Gerais, pode ser admirado novamente. A visitação pública guiada, a terceira do ano, começa às 8h30 e termina às 13h. A primeira recebeu cerca de 700 visitantes, incluindo pessoas de outros estados e países, que conferiram as riquezas artísticas resgatadas após a obra de restauração concluídas em 2007. 

A visita à sede do Governo de Minas tem início com a solenidade da Troca de Guarda do regimento que cuida da segurança do Complexo de Palácios e o hasteamento das bandeiras do Brasil e de Minas Gerais. Após a solenidade, os visitantes percorrem os 30 principais cômodos do Palácio, onde conhecem um pouco da história de Minas.


O roteiro da visita tem início no Hall da Escadaria, em estilo art-nouveau, que foi toda fabricada na Bélgica. Em seguida, os visitantes conhecem a imponência dos salões Nobre, Dourado, das Comendas, do Banquete, do Couro, da Rainha. A riqueza de detalhes do quarto do governador, todo mobiliado ao estilo Luiz XV, e o piso da Escandinávia, em parquet, chamam a atenção.


O Hall do Elevador é outro destaque do passeio. Originalmente, o local era um pátio, mas, posteriormente, foram erguidas paredes e lajes ao seu redor entre as quais funcionavam banheiros e cômodos sem ventilação. Com a retirada das paredes, o hall do elevador ganhou mais luminosidade. O elevador teve a sua estrutura de ferro recuperada e ganhou vedação em vidro jateado e as portas de madeira foram substituídas por outras de aço.


A visita pública termina na Sala de Retratos, local que abriga as fotografias de todos os governantes de Minas Gerais, e no Espaço Liberdade, onde os visitantes podem conhecer a história do Palácio e o processo de restauração. A beleza dos jardins do Palácio da Liberdade dá um toque especial à visita.


Segurança do acervo


Antes do início do passeio, os visitantes que desejarem conhecer as belezas do Palácio da Liberdade devem seguir algumas normas para garantir a segurança do acervo. Após apresentar o documento de identidade e ser fotografado, os dados da pessoa ficarão registrados para o caso de novas visitas. É proibido o uso de filmadoras e máquinas fotográficas no interior do Palácio, assim como consumir bebidas ou lanches.


Os guias especializados explicam aos visitantes todas as regras, entre elas a importância de as mulheres não usarem sapatos de salto agulha durante o roteiro para evitar danos ao piso em parquet. A visita guiada é feita em grupos de até quinze pessoas, com duração aproximada de 15 minutos. Para grupos é necessário agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3299-4068 ou por e-mail: cerimonial@governo.mg.gov.br.

Fonte: Portal Minas Online
 

 

 

 

Fonte:

Últimas Notícias