Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governador autoriza doação de terreno para Conselheiro Lafaiete

Área será destinada para expansão do distrito industrial e atração de novas empresas para a região

Imagem ilustrativa -
(Foto: Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O governador Fernando Pimentel assinou nesta quinta-feira (7/12), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, autorização para que a Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab-MG) doe ao município de Conselheiro Lafaiete, no Território Vertentes, um terreno de 607 mil metros quadrados. A área será destinada à ampliação do distrito industrial e atração de novas empresas para região, dinamizando a economia local.

Durante a cerimônia, Fernando Pimentel ressaltou a importância do ato para o município e região. “Nós estamos devolvendo a Lafaiete aquilo que nunca deveria ter sido tirado de lá.  Agora não será só um distrito industrial, e sim uma área para desenvolvimento, levando empresas de logística e de prestação de serviços. Aquela é uma área importante para o estado, pois a localização geográfica de Lafaiete, do ponto de vista do desenvolvimento, beneficia toda a região dos Vertentes e transborda até a área metropolitana de Belo Horizonte”, destacou.

O governador lembrou que o terreno foi alvo de uma disputa judicial no passado entre o Estado e prefeitura, e que a atual gestão se empenhou em regularizar a situação. “A situação do governo do Estado é dificílima. Nós constituímos um fundo imobiliário que vai começar a produzir resultados no ano que vem, com todos os terrenos disponíveis no Estado. E houve quem dissesse que este terreno de Lafaiete era valioso, e que deveríamos ficar com ele. Mas seria um erro. Não é assim que a gente vai fazer o ajuste fiscal e o equilíbrio das contas do governo. Não vai ser prejudicando as contas dos municípios, não vai ser prejudicando a prestação de serviços públicos, não vai ser tirando o direito do servidor. Isso nós não fazemos. Pode ser que essa seja a receita de Brasília. Essa é a receita lá de Brasília, não é a nossa aqui. Por isso nós não aderimos ao pacote chamado de recuperação fiscal do governo federal”, comentou.

O presidente da Cohab, Alessandro Marques, explicou que a doação era um desejo antigo do município que, a partir de agora, poderá dar ao local o destino que julgar melhor. “Foi feito um ato de doação deste terreno em 2011 e, quando entramos, verificamos que de forma inadvertida a Companhia de Habitação, logo no final do governo passado, entrou com um processo para cancelar essa doação. Fomos ao Judiciário, porque existia a tramitação de devolução dessa área, e trabalhamos um acordo com o prefeito, dando para lá a destinação correta para devolver a Conselheiro Lafaiete aquilo que a gente entende que não deveria ter sido tirado. Hoje, o prefeito pode trabalhar ali em todas as áreas de desenvolvimento”, afirmou.

Para o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mario Marcus, a regularização da situação do terreno irá incentivar o aquecimento da economia local. “Neste momento econômico que vive o país, não muito diferente Conselheiro Lafaiete enfrenta o problema de desemprego. Quando num ato nobre como este em que a Cohab, através do Estado, nos entrega essa área para anexarmos ao nosso distrito industrial, vamos poder reunir as empresas que temos cadastradas e, ali naquele espaço, vamos poder instalar empresas, indústrias e o comércio para contribuir na redução do desemprego na cidade”, afirmou.

Também acompanharam a cerimônia os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, o deputado estadual Glaycon Franco, entre outras autoridades.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias