Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governador Fernando Pimentel entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso

Ao todo, 21 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Território Norte foram agraciadas; também foram anunciados investimentos na região

Imagem ilustrativa -
(Foto: Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O governador Fernando Pimentel presidiu nesta sexta-feira (8/12) a solenidade de entrega da "Medalha dos Gerais - Maria da Cruz e Matias Cardoso", no município de Matias Cardoso, no Território Norte. Foram agraciadas com a comenda 21 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento cultural e econômico no Norte do Estado. O governador ainda anunciou investimentos na área da saúde e infraestrutura da região.

Fernando Pimentel destacou em seu discurso a importância da região para o Estado e a característica acolhedora e trabalhadora do povo do Norte de Minas. “Sou governador das Minas e das Gerais. Faço questão de compartilhar essa alegria aqui com vocês”, disse. O governador também destacou a importância do trabalho realizado no Estado para alcançar os avanços necessários, apesar de todas as dificuldades enfrentadas.

“Ainda assim, apesar das dificuldades, nós estamos conseguindo avançar mais e melhor que a maioria dos estados do país. Isso não é vantagem do governo, isso se deve ao trabalho dos mineiros e das mineiras, que têm a vocação para o trabalho. Vamos continuar enfrentando as dificuldades com solidariedade entre nós, com tolerância, com paciência, sem discriminação, buscando contemplar a todos, mas especialmente aqueles que mais precisam. O governo tem que se dedicar aos pobres, aos necessitados, sem se esquecer de todos, mas principalmente àqueles que precisam mais, às regiões que são menos assistidas. E assim nós vamos vencendo”, afirmou.

Durante o evento, o governador assinou dois despachos governamentais com ações específicas para a região. O primeiro prevê a instalação de Companhia Especial de Operações Aéreas pelo Corpo de Bombeiros em Montes Claros. Já o segundo determina a doação de maquinários herdados da extinta Ruralminas para o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da área mineira da Sudene.

“Nós continuamos trabalhando para trazer boas notícias. E aqui já temos algumas. Vamos ter um helicóptero em Montes Claros para prestar os serviços. Ele é administrado pelo Corpo de Bombeiros, mas ele presta serviço para o Samu, de saúde, que vai tornar mais segura a situação do Norte de Minas”, destacou Fernando Pimentel. 

No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia das Gerais, quando a capital do Estado é simbolicamente transferida de Belo Horizonte para Matias Cardoso, considerada uma das primeiras cidades do Estado.

 

Luto

Durante a solenidade, o governador prestou homenagem ao cabo Lucas Reis Rosa, da Polícia Militar, que faleceu em decorrência dos ferimentos causados durante operação de enfrentamento a assalto de caixas eletrônicos em Pompéu, no início da semana.

“Nós estamos enfrentando uma situação séria na segurança pública no Brasil inteiro. Esses assaltos a bancos, a caixas eletrônicos, com armamento pesado, nós estamos fazendo o possível para enfrentar. O armamento pesado que esses bandidos têm entram pelas fronteiras do país, que estão desguarnecidas. Eu, como governador, em nome do povo mineiro, presto a minha homenagem, o meu tributo a esses guerreiros que combatem e a aqueles que estão permanentemente com orgulho envergando a farda, enfrentando essa questão da segurança pública”, afirmou.

 

Desenvolvimento

O prefeito de Betim, no Território Metropolitano, e orador oficial da cerimônia, Vittorio Medioli, valorizou a história do município e também defendeu ações para o desenvolvimento do Norte de Minas. “A história de Minas Gerais nasceu aqui, na beira do Rio São Francisco, com toda a pujança que tem essa região. O Norte de Minas precisa reagir e se manter uma região sustentável e próspera para as pessoas”, afirmou.

O prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Leal, ressaltou a importância da presença do governador no município, que reforça a presença do Estado na região. “É uma honra sabermos que somos reconhecidos, transferindo, inclusive, a capital do Estado para Matias Cardoso” disse. O chefe do executivo municipal lembrou, ainda, o esforço do governo estadual para o desenvolvimento da região. “Estamos buscando melhorias para a integralização do Norte de Minas, para o nosso agronegócio. Estamos trabalhando para que as diferenças sociais do Norte de Minas sejam reduzidas”, afirmou.

 

A Medalha

A Medalha Maria da Cruz é entregue a personalidades femininas e a Medalha Matias Cardoso a personalidades masculinas, como reconhecimento cívico do Governo do Estado aos que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico e social da região.

Criada pelo Decreto nº 45.649, de 18 de julho de 2011, a comenda resgata história e tradições culturais que ajudaram na integração territorial do Estado. Em 1673, o capitão e mestre de campo Matias Cardoso de Almeida partiu de São Paulo com 125 homens, organizando lugares de pouso e plantações para suprir a bandeira de Fernão Dias. Em sua expedição, foi o responsável por fundar as comunidades de Morrinhos, Amparo, São Romão e Porto de Salgados – hoje, cidade de Januária.

Dona Maria da Cruz, por sua vez, que dá nome a uma das medalhas, era casada com Salvador Cardoso de Oliveira, sobrinho de Matias Cardoso de Almeida. Ela administrava a fazenda Pedras de Baixo, cuja casa grande era um orfanato. Empregava os jovens, sustentava e cuidava dos enfermos e inválidos e provia educação de crianças e adolescentes, pagando os mestres de leitura, música e ofício. Pelo prestígio que desfrutavam nos altos sertões do São Francisco e Rio Verde, ela e o filho, Pedro Cardoso de Oliveira, foram considerados os líderes da revolta contra a cobrança dos quintos atrasados feita pelo governador Martinho Mendonça.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Cláudio Roberto de Souza; a deputada federal Raquel Muniz; os deputados estaduais Jean Freire, Tadeu Martins Leite e Paulo Guedes; além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas e sociais da região.

Agraciados

Grande Colar
Vittorio Medioli, prefeito de Betim 

Medalha Matias Cardoso
Alexandre Pires Ramos, Rotary Clube de Montes Claros 
Antônio Júlio de Faria, e ex-prefeito de Pará de Minas       
Célio Murillo de Carvalho Valle, professor da UFMG           
Fábio Augusto Ramalho Santos, 1º vice-presidente da Câmara Federal
Jaubert Carneiro Jaques, desembargador Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
Jean Alves Coelho, secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais
Jean Mark Freire Silva, deputado estadual
Manoel Carlos Fernandes, produtor rural
Paulo Afonso Queiroz Guimarães, empresário/produtor rural       
Virgílio Guimarães de Paula, economista    

Medalha Maria da Cruz                             
Alice de Souza Birchal, desembargadora Tribunal de Justiça de Minas Gerais 
Ana Maria Camilo da Hora e Rocha, promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais 
Arlete Gonçalves Santos Magalhães, deputada estadual
Kely Cristina de Moura Lacerda, diretora executiva do SAMU Norte 
Luzimara Silveira Braz Machado, professora Educação Superior (Unimontes)
Maria Inês de Moraes Marreco, pesquisadora da UFMG
Paula Maria Nasser Cury, subsecretária da Assessoria Técnico-Legislativa da Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais 
Pedrelina Ribeiro Bispo, lavradora   
Valquíria Rodrigues Cardoso, prefeita de Varzelândia
Veraci de Sousa Jacome, diretora Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias