Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Odair Cunha se reúne com professores da UFMG

Representantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo e secretário de Governo conversaram sobre a possibilidade de parcerias em benefício de estudantes.

Imagem ilustrativa - Odair Cunha destacou que irá levar a solicitação ao governador.
Odair Cunha destacou que irá levar a solicitação ao governador. (Foto: Werlison Martins/ Ascom Segov)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, recebeu na tarde dessa quarta-feira (23/8), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o coordenador do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Geraldo Márcio Alves dos Santos. O objetivo do encontro foi tratar da possibilidade de efetivar parcerias para a continuidade da oferta do curso, principalmente no que diz respeito ao auxílio no custeio de moradia e transportes de alunos que necessitam permanecer na capital por um período durante as atividades. A reunião contou ainda com a participação das professoras Maria de Fátima Almeida e Júlia Reis.

Inaugurado em 2005, o curso é ofertado em regime de alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade. O Tempo Escola é realizado em Belo Horizonte, nos meses de janeiro e julho, no Campus da UFMG. Já o Tempo Comunidade é desenvolvido nos locais de moradia e de trabalho dos estudantes. Os alunos são todos agricultores ou filho de agricultores e residem nas diferentes macrorregiões de Minas Gerais, principalmente no Norte, Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

De acordo com Geraldo Alves, devido ao atual momento econômico do País, o curso tem passado por dificuldades para a realização de suas atividades, especialmente em relação ao custeio da moradia dos estudantes. 

“O nosso desejo é construir parcerias duradouras para que tenhamos condições materiais na continuidade do curso. Devido ao regime de alternância, estamos solicitando apoio para o custeio da moradia de grupo de alunos que precisam permanecer aqui por um período”, explicou. 

Sensibilizado com a situação, Odair Cunha destacou que irá levar a solicitação ao governador. “Educação é uma pauta que sempre olhamos com carinho. É uma das áreas prioritárias do governador Fernando Pimentel. Como todos sabem, o Estado passa por um momento de crise financeira, mas vamos analisar outras alternativas", disse.

Atualmente, o curso conta com cinco turmas, totalizando 140 alunos e já licenciou turmas nas áreas de Ciência Sociais e Humanas, Ciências da Vida e da Natureza, Língua, Arte e Literatura e Matemática, com total de 170 professores para as escolas do campo. 

Fonte: Ascom Segov

Últimas Notícias