Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Secretário de Governo participa de homenagem ao IFSuldeminas - Campus Machado

Instituição completa 60 anos no próximo dia 3. Assembleia Legislativa de Minas Gerais prestou homenagem ao instituto em Reunião Especial.

Imagem ilustrativa - IFSuldeminas - Campus Machado atende mais de 1700 alunos presenciais e mais de 1600 alunos à distância
IFSuldeminas - Campus Machado atende mais de 1700 alunos presenciais e mais de 1600 alunos à distância (Foto: Valentim Júnior)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O secretário de Estado de Estado de Governo, Odair Cunha, participou na noite dessa segunda-feira (26/6) da solenidade de homenagem aos 60 anos de fundação do campus Machado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Reunião Especial, no Plenário da Assembleia, foi requerida pelo deputado estadual Ulysses Gomes.

“Desde 1957, a Escola de Iniciação Agrícola de Machado tem feito muito ao povo do Sul do Estado, ao povo de Minas Gerais e porque não dizer ao povo do Brasil. Diz o poeta Carlos Drummond de Andrade que ‘entre a raiz e a flor há o tempo’. Nestes 60 anos, nós podemos olhar para a instituição, para o campus de Machado, e o IFSULDEMINAS, que agora tem nove anos, e dizer que neste tempo há uma bela flor a ser vista, contemplada e que nos encanta, entusiasma e nos motiva”, ressaltou Odair Cunha durante o seu pronunciamento.

Atualmente, o IFSULDEMINAS - Campus Machado atende mais de 1700 alunos presenciais e mais de 1600 alunos à distância, e conta com 91 docentes, 104 técnicos administrativos e 112 servidores terceirizados.

Durante o seu discurso, Odair Cunha também fez questão de destacar o importante papel que exercem os profissionais do Instituto, que hoje é modelo para todo o país. “Instituição não se faz só de paredes ou com obras bonitas, se faz com pessoas, com gente séria e dedicada. A minha fala é um testemunho porque foi isso que eu encontrei no Instituto quando eu cheguei lá ainda como deputado de primeiro mandato, há 14, 15 anos. Vi gente comprometida fazendo algo a mais. Sou testemunha da dedicação dos profissionais que fazem com que estes 60 anos possam ser, por todos nós hoje, celebrados e comemorados”, completou.

Autor do requerimento, o deputado estadual Ulysses Gomes falou da alegria em poder participar de uma homenagem tão justa e merecida. “É uma enorme satisfação participar desta solenidade em homenagem aos 60 anos do IFSULDEMINAS - Campus Machado. Uma história de muitas conquistas e que se confunde com os grandes acontecimentos nacionais e com as mudanças que foram acontecendo com as políticas educacionais no nosso país”, disse.

Histórico

Inaugurado no dia 3 de julho de 1957, a criação da Escola de Iniciação Agrícola de Machado, como era chamada na época, fez parte de uma ampla política de valorização do trabalhador e da educação rural. Os projetos educacionais da escola, tinham como objetivo a modernização do campo.

Com a reformulação e a expansão da Rede Federal de Ensino, em 2008, a Escola Agrotécnica Federal de Machado se uniu com o campus de Inconfidentes e de Muzambinho, formando o Ifsuldeminas. Com a expansão, o campus Machado ampliou sua oferta de cursos, atendendo a educação superior.

Atualmente, o campus possui característica própria, voltada ao ensino de ponta e apoiando o pequeno produtor rural, por meio de pesquisa e extensão, desenvolvendo projetos, como programa de bolsas e intercâmbio com vários países. Ainda participa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Fonte: Ascom Segov

Últimas Notícias