Governo do Estado inaugura voos para Poços de Caldas

Linha faz parte do Projeto de Integração Regional. Nova fase vai beneficiar cinco municípios.

Imagem ilustrativa - Secretário Odair Cunha  destacou que projeto tem a função de contribuir para o desenvolvimento do estado
Secretário Odair Cunha destacou que projeto tem a função de contribuir para o desenvolvimento do estado (Foto: Marcelo Di Carli/Segov)

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, participou na tarde desta sexta-feira (2/6) da cerimônia de Batismo do voo inaugural Belo Horizonte – Poços de Caldas. O avião pousou no Aeroporto Embaixador Whalter Moreira Salles, na cidade do Território Sul, por volta das 15h30. Na ocasião, o secretário representou o governador Fernando Pimentel na solenidade. Esta é a terceira fase do Projeto de Integração Regional de Minas Gerais – Modal Aéreo (Pirma), realizado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop).

Durante o evento, Odair Cunha destacou que o projeto tem a importante função de contribuir para o desenvolvimento do estado, além de integrar as regiões de Minas Gerais. “Somos um estado gigantesco, temos uma diversidade cultural enorme. Aproximar as pessoas e diminuir as distâncias é fundamental. E, para isso, nós precisamos do engajamento de todos. Acreditamos que é fundamental conhecermos e trabalharmos Minas Gerais a partir das suas regiões”, afirmou.

Famosa por suas termas, Poços é destino turístico e de negócios, além de sede de grandes indústrias. A partir de agora, uma aeronave Cessna Grand Caravan 208 B, com capacidade para transportar até nove passageiros sairá, de segunda a sexta-feira, do município com destino à Belo Horizonte. Além disso, os voos farão escalas em Varginha, nas terças e quintas-feiras, e em Pouso Alegre, nas segundas, quartas e sextas-feiras, com o objetivo de ligar os municípios entre si. Os voos sairão de Poços sempre às 8h e retornarão da capital mineira às 15h30 nas segundas, quartas e sextas-feiras, e 15h40 nas terças e quintas-feiras.

Ainda em seu discurso, o secretário lembrou que durante a realização do Fórum Regional de Montes Claros, nessa quinta-feira (1°/6), o governador Fernando Pimentel anunciou a inclusão de outros dois roteiros no Norte de Minas e destacou os novos destinos criados a partir desta terceira fase. “Aqui no Sul, temos três roteiros. Tudo isso, porque é preciso aproximar as pessoas e potencializar a vocação de cada uma das regiões de Minas. Tenho certeza que de mãos dadas, com muito trabalho e parcerias sólidas, vamos enfrentar todo o tipo de crise. E, hoje, trazemos mais esta contribuição para o desenvolvimento da nossa região”, finalizou.

O prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, falou sobre a importância do município para o turismo mineiro, ocupando um papel de destaque no cenário nacional. “Estamos muito felizes em estar aqui hoje e proporcionar, junto ao Governo de Minas, esse momento tão importante para nossa cidade. Poços de Caldas possui uma atividade turística relevante em todo mundo. Não poderíamos ficar de fora dessa rota aérea e hoje o Governo do Estado vem nos contemplar”, pontuou.

Presente também na solenidade, o deputado estadual Ulysses Gomes ressaltou o sucesso do programa. “Nosso governador Fernando Pimentel tem tratado todos os municípios de forma igualitária, potencializando as ações e formas de cada um, respeitando as diversidades e identificando os seus potenciais. Esse programa em parceria com a Codemig tem dado certo e por isso tem sido ampliado. Esse serviço beneficiará ao turismo, comércio e também a economia da cidade e região”.

O evento contou ainda com a participação do diretor de Serviços da Codemig, Zito Vieira; o presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Pereira; o comandante da 18ª Região de Polícia Militar, Frederico Antônio de Lima, o comandante do 6º Comando Operacional de Bombeiros, Coronel BM Ernande Brandão David; o representante da Real Aviator, Adriano de Paula Bruno, prefeitos; vice-prefeitos, além de vereadores da cidade e região.

O Programa

O Voe Minas Gerais foi lançado em agosto de 2016, ligando 12 cidades mineiras ao Aeroporto da Pampulha. Em novembro do ano passado, outras cinco cidades foram incluídas às rotas, que passaram a ter, além de voos diretos para Belo Horizonte, opções de escala, com voos que ligam os municípios do interior entre si.

Desde o lançamento do projeto, o número de passageiros vem crescendo, em média, 15% ao mês, passando de 365 pessoas transportadas, em setembro de 2016, para 765, em abril deste ano. Ao todo, até o último mês, 4310 pessoas já usaram o serviço. O valor das passagens varia de R$ 100 a R$ 550, de acordo com a distância percorrida e podem ser compradas pelo site voeminasgerais.com.br.

Os 18 municípios atendidos a partir desta fase são: Almenara, Araçuaí, Araxá, Belo Horizonte, Diamantina, Juiz de Fora, Jaíba, Manhuaçu, Montes Claros, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Salinas, São João del-Rei, Teófilo Otoni, Ubá, Varginha e Viçosa.

Fonte: Segov