Odair Cunha é paraninfo da turma de formandos da 17ª Região da Polícia Militar em Pouso Alegre

17ª Região atende 72 municípios do Sul de Minas

Imagem ilustrativa - Os novos militares irão atuar no policiamento ostensivo das cidades em que serão destacados.
Os novos militares irão atuar no policiamento ostensivo das cidades em que serão destacados. (Foto: Marcelo Di Carli/Segov)

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, foi homenageado na noite de sexta-feira (28/4), em Pouso Alegre, Território Sul, com o título de paraninfo da turma de formandos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2016, da 17ª Região da Policia Militar. Os novos militares irão atuar no policiamento ostensivo das cidades em que serão destacados. A 17ª Região atende 72 municípios do Sul de Minas.

Em seu discurso, o secretário agradeceu a homenagem, parabenizou os novos soldados e destacou a importância da Polícia Militar de Minas Gerais na manutenção da paz, da ordem e na garantia de mais tranquilidade para todos os mineiros e as mineiras. "Hoje é um dia de festa pra segurança pública em nosso estado. São mais 1800 novos soldados, dentre os quais 141 se formam nesta solenidade. Esses soldados saem às ruas capacitados, aptos e dedicados para proteger nossa população. A farda que usarão a partir de agora será motivo de orgulho não só para vocês, familiares e amigos, mas para toda sociedade de Minas Gerais”, reconheceu.

A solenidade contou com a participação do comandante da 17ª Região, Coronel Cássio Antônio Fernandes, prefeitos, autoridades jurídicas, civis e militares.

Reforço na Segurança

Na sexta-feira ocorreram, simultaneamente, solenidades de formatura em 13 das 19 Regiões de Polícia Militar (RPMs) de Minas Gerais. Os mais de 1.800 soldados formados irão atuar exclusivamente na atividade-fim da corporação, ou seja, irão reforçar o policiamento nas ruas das cidades do interior de Minas Gerais. A incorporação desses novos policiais irá garantir maior capilaridade à PMMG, ajudando no combate e enfrentamento da interiorização dos crimes e criando uma rede de proteção com foco nas pequenas cidades.

Os soldados passaram por curso com duração de nove meses e tiveram uma formação diferenciada, com introdução de disciplinas da área de humanas, com o objetivo de prepara-los para interação mais eficaz no contato com a população. Os alunos aprenderam lições de direitos humanos e tiveram aulas nas áreas de Direito Penal, Civil, Penal Militar e Constitucional.

Fonte: Ascom Segov com Agência Minas