Carmo do Rio Claro assina protocolo para construção de unidades habitacionais

Liberação de recursos para a conclusão de obras também foi pauta da reunião

Imagem ilustrativa - Próximo passo é a Cohab Minas vistoriar o terreno, elaborar o projeto e submetê-lo à aprovação do Executivo Municipal.
Próximo passo é a Cohab Minas vistoriar o terreno, elaborar o projeto e submetê-lo à aprovação do Executivo Municipal. (Foto: Paula Carvalho/ Ascom Segov)

Nesta quarta-feira (26/04), o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, o presidente da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas), Alessandro Marques, e o prefeito de Carmo do Rio Claro, Tião Nara, assinaram o Protocolo de Cooperação para construção de unidades habitacionais no município, localizado no Território Sudoeste. A reunião foi realizada na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte.

Segundo Alessandro Marques, o próximo passo é a Cohab Minas vistoriar o terreno, elaborar o projeto e submetê-lo à aprovação do Executivo Municipal.  Em seguida, os documentos serão enviados à Caixa Econômica Federal.  A expectativa é que todo esse processo seja cumprido em 90 dias, para ser dada a emissão da ordem de serviço.

“A construção das unidades habitacionais é uma questão que vai além da habitação, representa também a geração de emprego e renda para os municípios. Temos, hoje, aproximadamente 1.500 unidades licitadas e outras 500 em licitação. Nossa meta é fazer o maior plano de habitação de Minas Gerais”, destacou o presidente da Cohab Minas.

Somente neste ano, a Companhia já atendeu 450 prefeitos mineiros interessados nas políticas de habitação do Estado. Foram vistoriadas áreas em 117 cidades e enviadas para a habilitação junto à Caixa propostas de empreendimentos para mais 1.743 unidades habitacionais, com demanda já comprovada, a serem executados em 26 municípios do Estado.

“É uma determinação do governador Fernando Pimentel, garantir o acesso à casa própria a um número maior de famílias, de todos os Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais e a relação com os municípios é fundamental nesse processo”, ressaltou o secretário Odair Cunha.

Outras demandas

Após a assinatura do Protocolo, o secretário recebeu outras demandas do município e região, como a liberação de recursos para a conclusão das obras do frigorifico e Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café (Concafé).

O encontro também contou com a participação do presidente da Emater, Glênio Martins, do diretor regional da Emater em Passos, Frederico Ozanan, do secretário executivo dos Fóruns Regionais no Território Sudoeste, Juarez Moreira, do deputado estadual, Emidinho Madeira, dos vereadores Sandro Deoclécio Oliveira e João dos Reis Vilela, além de servidores da prefeitura.

Fonte: Ascom Segov