Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governo realiza Seminário de Oportunidades de Negócios entre Minas Gerais e África do Sul

Evento, realizado na Fiemg, marcou a celebração do dia Nacional da África do Sul em Minas Gerais e contou com a participação do embaixador sul-africano, Sr.Joseph Mashimbye.

Imagem ilustrativa -
(Foto: Philippe Hipólito - Segov)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Governo (Segov), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), em parceria com a Embaixada da África do Sul no Brasil, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), realizou nesta quinta-feira (20/04), um Seminário sobre Oportunidades de Negócios entre Minas Gerais e África do Sul. A ARI recepcionou uma comitiva do país sul-africano, liderada pelo embaixador Joseph Mashimbye.

A chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, Carolina Vespúcio, destacou que essa é uma grande oportunidade de estreitar os laços com o país, construindo parcerias mais próximas nas áreas de agricultura, educação e participação social. “É uma honra recebê-los. O embaixador teve um encontro anterior com o governador e está retornando agora. Também já recebemos parlamentares da África do Sul e a ideia é que este intercâmbio se intensifique cada vez mais. Minas Gerais tem se tornado um exemplo de ouvir a população, de colocar a comunidade junto com o Governo e isso pode ser exportado para outros países”, destacou.

O embaixador da África do Sul, Joseph Mashimbye, destacou que o objetivo é fortalecer o comércio entre os países. “Brasil e África do Sul trabalham de maneira bilateral. Precisamos valorizar o fato do Brasil ter diferentes níveis de desenvolvimento, economias e produtos. Precisamos compatibilizar esse comércio entre África do Sul e Minas Gerais, uma das formas seria através de um fórum empresarial, que tenha o reconhecimento dos dois governos. Neste contexto, gostaria de contar com a participação de vocês”, ressaltou.

Apresentações

Durante o seminário, houve apresentações da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do Indi, Fiemg e do Consulado Geral da África do Sul. Os palestrantes apresentaram características, potencialidades e oportunidades de Minas Gerais e África do Sul.

O superintendente de Desenvolvimento Industrial da Fiemg, Marcos Mandacaru, destacou que Minas Gerais tem uma indústria diversificada. "Exportamos, para África do Sul, zinco e produtos derivados, alimentos como o café e alguns produtos químicos. E importamos combustíveis. Acreditamos que essa relação Minas e África do Sul pode ser ampliada." Também participaram do encontro empresários e representantes do Corpo Consular em Belo Horizonte.

Neste dia 21 de abril, em Ouro Preto, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, vai homenagear o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela (1918-2013) com o Grande Colar, grau máximo da Medalha da Inconfidência. Mandela será representado por convidados sul-africanos.

Fonte: Ascom Segov

Últimas Notícias