Governo de Minas Gerais recebe delegação de estudantes e pesquisadores de Negócios da África do Sul

Encontro teve o objetivo de apresentar o planejamento, a promoção comercial e atração de investimentos do Estado

Imagem ilustrativa - A delegação é composta por alunos que trabalham no governo sul africano, em instituições financeiras e empresas importantes do país.
A delegação é composta por alunos que trabalham no governo sul africano, em instituições financeiras e empresas importantes do país. (Foto: Paula Carvalho/ Ascom Segov)

Cerca de 25 estudantes de MBA de um dos principais institutos de ensino superior no continente africano, a Universidade de Witwatersrand, participaram, em Belo Horizonte, de um encontro com representantes do governo estadual. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), ocorreu na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Na ocasião, o assessor da ARI, Pedro Braga, fez a apresentação do Governo de Minas Gerais e dos programas desenvolvidos pela administração, como os Fóruns Regionais de Governo e o Programa de Internacionalização Regionalizada. Abordou, ainda, temas como o processo de desenvolvimento de Minas Gerais e a estratégia de inserção internacional do Estado, por meio de alguns de seus programas e projetos específicos.

O evento, também contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e BMDG. Foram eles, na sequência do encontro, que explicaram aos estudantes o funcionamento de seus respectivos órgãos e como é o relacionamento com investidores e organismos internacionais.

A assessora chefe da ARI, Carolina Rocha Vespúcio, destaca a importância de se promover ações que possibilitem a troca de experiências e novas parcerias. “A África do Sul é um país mundialmente conhecido pela variedade de culturas e sua importância regional, com uma história muito rica, sendo um importante parceiro para o Governo de Minas Gerais. Receber os estudantes da Wits Business School é uma grande oportunidade de estreitar os laços entre o Estado e o país, podendo construir parcerias nas áreas de ensino superior e econômica”, aponta.

Em Minas

A capital mineira foi o primeiro destino dos estudantes, que passarão 15 dias em visita a países da América Latina. Os estudantes chegaram a Belo Horizonte na segunda-feira (20/3), quando participaram de uma palestra com Managing Director da Esco – empresa estrangeira que atua no ramo da mineração em Minas Gerais – que abordou as diferenças entre fazer negócios no Brasil, na África do Sul e nos Estados Unidos. Em seguida, conheceram pontos turísticos da capital.

A coordenadora da delegação, Dra. Renee Horne, ressalta que este foi o primeiro passo e que a Wits está muito interessada em trabalhar com Minas Gerais para aprender mais e levar os modelos implantados no estado para a África do Sul.

“A África do Sul tem muito que aprender com o que Minas Gerais tem feito, no sentido de trabalhar o desenvolvimento do estado de forma regionalizada, por Territórios, buscando homogeneizar o processo de desenvolvimento, seja através dos Fóruns Regionais ou da tentativa de impulsionar o desenvolvimento econômico da região norte, equalizando a desigualdade social e econômica existente no estado. A África do Sul precisa olhar esse exemplo e trabalhar nessa lógica, de um desenvolvimento mais homogêneo das províncias”, afirma Horne.

Na terça-feira (21/3), além do encontro com representantes do Governo do Estado, o grupo também visitou a Mina da Mutuca, na região de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O grupo segue, agora, para São Paulo e, posteriormente, Buenos Aires.

Delegação sul-africana

A Wits Business Shcool é a Escola de Negócios e Administração de Empresas da Universidade de Witwatersrand. A delegação é composta por alunos que trabalham no governo sul africano, em instituições financeiras e empresas importantes do país. O objetivo do grupo com a agenda no Brasil é aprimorar os conhecimentos técnicos e ampliar as redes de contato.

A Universidade de Witwatersrand, instituição onde Nelson Mandela se graduou em Direito, está entre as oito melhores universidades do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A instituição se posiciona internacionalmente por meio de programas de intercâmbio, viagens para países reconhecidos por seus setores de negócios e investimentos, acolhimento de palestrantes internacionais e professores visitantes reconhecidos na área.

Fonte: Ascom Segov